A humanidade está carente de espiritualidade, e só podem distribuí-la com qualidade aqueles que conhecem a nossa Doutrina. Os trabalhos espirituais são muito belos, mas para serem eficazes precisam ser bem compreendidos e executados.

Tempo perdido não se recupera - Por Antônio Cottas

Tempo perdido não se recupera. Chamamos sempre a atenção daqueles que vêm às nossas Casas para que pensem muito e não percam tempo. Aproveitem todas as horas de seus dias, porque, por mais longa que seja a vida dos seres humanos, os dias são poucos, em comparação com a eternidade do espírito. Por mais que façam na Terra, esses dias representam pouquíssimo para o muito que resta fazer.

As criaturas vêm às nossas Casas, ouvem o que dizemos, mas nem sempre aprendem as lições. Não tomam para si os recados, as carapuças: sempre atribuem a terceiros os erros apontados, as faltas cometidas. Essa é a razão de existirem tantos seres ignorantes e sofredores no mundo.

Não são apenas os espíritos desencarnados que estão em estado de perturbação. Os seres encarnados vivem no corre-corre da vida material, na desordem e na ilusão, tudo indicando obsessão, por falta de esclarecimento, por não se conhecerem a si mesmos como Força e Matéria.

Caros ouvintes aqui presentes: se chegaram com uma finalidade e não alcançaram o objetivo, certamente ficaram decepcionados. Vindo pela primeira vez, não conheciam a nossa disciplina, que é básica para compreenderem a Doutrina. Então, procurem vir com mais freqüência, procurem ouvir com atenção os nossos conselhos, lendo os nossos livros.

Em pouco tempo estarão pensando de outra forma, raciocinando com mais clareza.

Em nossas Casas não há imagens; as luzes são apenas as necessárias para iluminar o salão. Alguns assistentes podem ficar decepcionados, porque pensavam encontrar um centro espírita como existem milhares por aí afora, com iluminação farta, enfeitados com flores e imagens feitas em gesso, papelão ou barro. Quem assim pensava, bem se vê que não conhecia o Centro Redentor, e assim pensando se decepcionou.

Mas, assistindo às reuniões públicas de limpeza psíquica, lendo a obra básica, Racionalismo Cristão, vão perceber por que esta Doutrina é diferente: mostra ao mundo, a seus habitantes, à humanidade enfim, que não se vive de mentiras, ilusões, fantasias. Explana-se a Verdade, a única que existe neste planeta, com plena consciência do que se está fazendo, pois se explica a Verdade sobre a vida fora da matéria. Por isso, para que vivam com segurança neste mundo, é preciso que se esclareçam com urgência, para não perderem a encarnação presente, como tantas e tantas outras já perderam.

Nas Casas Racionalistas Cristãs tudo é ensinado com simplicidade, pois a Doutrina está ao alcance de todos os seres, ainda que tenham diferente nível de estudo: basta querer aprender, saber pensar, meditar sobre o que leem e ouvem. Aconselhamos àqueles que hoje ignoram o que se passa, estranhando até o nosso proceder, a nossa disciplina, que procurem assistir aos nossos trabalhos espirituais.

Em pouco tempo, irão reconhecer que tudo que falamos hoje é a Verdade de que estarão convictos amanhã, porque – como disse – esta Doutrina não mente, esta Doutrina não fantasia nem ilude, não promete nada a quem quer que seja. Apenas incentiva aqueles que às nossas Casas vêm a se dedicarem ao estudo dos livros editados, a seguirem a disciplina, para assim viverem dias melhores, prolongando a existência nesta encarnação, tirando proveitos salutares, tanto no presente como no viver eterno do espírito, quando abandonar o corpo.

Os que vieram pensando encontrar imagens estão conhecendo a Luz da Verdade, através da palavra honesta, da palavra amiga e sincera daquele que viveu mais de meio século de existência física ensinando aos que vinham à Casa Chefe o que representa o Racionalismo Cristão para a humanidade, o que representa o estudo desta Doutrina em seu benefício. 
Meditem em silêncio sobre o que ouviram, para concluir que grande lição receberam.

Deixamos a nossa irradiação de estímulo e o convite para que assistam aos trabalhos espirituais, que serão de valor significativo para suas vidas.

Tempo perdido não se recupera
Por Antônio Cottas

Fonte: